A história das coisas importantes


Um professor de filosofia mostra à turma uma jarra de vidro e uma taça com rochas. Ele pediu aos alunos para encherem a jarra com as rochas. Quando terminaram, ele perguntou se conseguiam colocar mais alguma coisa. Os alunos concordaram que não conseguiam colocar mais nada.

Então, o professor pegou numa taça com pedras, que são mais pequenas que as rochas. Ele pediu aos alunos para encherem a jarra com as pedras até ao topo que conseguiam encaixar-se bem entre as rochas. Quando terminaram, ele perguntou se mais alguma coisa podia caber. Os alunos disseram que nada mais podia caber na jarra.

Então o professor, pegou numa taça de berlindes. E os alunos colocaram os berlindes na taça que se encaixaram entre as pedras que estavam encaixadas entre as rochas. E claro, os alunos concordaram que não conseguiam colocar mais nada.

Então, o professor pegou numa taça de areia. Os alunos despejaram a areia dentro da jarra, que encaixou perfeitamente entre os berlindes, pedras e rochas. E claros os alunos tinham a certeza que nada podia caber.

E então ele pegou em água, que se encaixou perfeitamente na areia, que estava encaixa nos berlindes, que estavam encaixados nas pedras, que estavam encaixadas nas rochas.

Os alunos estavam espantados!
Eles nem pensaram que não conseguiam colocar nada mais do que as rochas.

Então e a sua vida? Quais são as suas rochas? Está a encaixa-las primeiro?
Elas podem ser a sua saúde, as suas finanças, as suas relações pessoais com Deus, a sua esposa, os seus filhos, o seu trabalho.
Quais são as mais importantes e o que você está a fazer para as tornar melhor, para as melhorar e colocá-las no próximo nível?
Quaisquer que sejam as suas prioridades, verifique que as coloque na jarra em primeiro lugar. Uma vez que estejam no lugar, comece a colocar as pedras. Elas vêm em segundo lugar, depois das prioridades. Depois pode colocar os berlindes, areia e água.

A chave, é dar prioridade às coisas mais importantes para si de forma a que se sinta realizado, feliz e com sucesso.
Você consegue sempre colocar mais coisas, mas verifique que coloca as rochas em primeiro lugar. É assim que os líderes operam. Eles arranjam sempre tempo para o que é mais importante. Não urgente, mas importante para tanto agora como para o futuro.